COMO TIRAR O SEU PASSAPORTE

Como tirar passaporte brasileiro em 7 passos!

1 – Separar os documentos


A primeira etapa será reunir todos os documentos exigidos. A lista é um pouco extensa, mas não desanime, pois todos os documentos são fáceis de se ter à mão. Se preferir, pode conferir a lista completa aqui, mas de uma maneira geral, os documentos exigidos são:

1.1. Documento de identidade oficial com foto

Aqui serve carteira de motorista (desde que acompanhada de outro documento original que comprove seu local de nascimento), um passaporte antigo, carteira de trabalho ou carteira de identidade.

Lembrando que o RG pode ter no máximo 10 anos! Não é uma regra muito conhecida, mas órgãos públicos e até companhias aéreas costumam não aceitar o documento após essa validade.

Quem já tiver alterado o nome por qualquer motivo que seja também precisa levar os documentos que comprovem essa mudança.

1.2. Certificado de reservista

Os homens com idades entre 19 e 45 anos precisam levar o documento de quitação com Serviço Militar obrigatório.*

1.3.Título de eleitor e comprovantes da última eleição

Além do título de eleitor, é preciso levar os comprovantes da última eleição (primeiro e segundo turno, se houve). Se por acaso você perdeu, jogou fora ou simplesmente não sabe onde estão esses comprovantes, no site do Tribunal Superior Eleitoral você pode emitir a Certidão de Quitação Eleitoral. É fácil e grátis.*

A finalidade de apresentação do título de eleitor e comprovantes de votação na última eleição (ou Certidão de Quitação Eleitoral), é a de demonstrar que sua situação encontra-se regularizada perante a Justiça Eleitoral.

1.4. Passaporte antigo

Se você está tirando um novo passaporte, saiba que precisa levar o antigo para que ele seja cancelado. Se tiver vistos válidos, ele lhe será devolvido (mas ainda assim precisa levá-lo!).

1.5. CPF

Os maiores de 18 anos também precisam levar o CPF.

1.6. Documentos necessários para menores de 18 anos

Menores de 18 anos precisam da autorização de ambos os pais ou responsáveis. No site da Polícia Federal você pode encontrar vários modelos de autorização e com certeza um deles vai se encaixar no seu caso.  

Para crianças menores de 12 anos é preciso levar a certidão de nascimento. E se for menor de 3 anos deve levar uma foto 5×7 recente!

* Documentos que deixarão de ser exigidos ao longo de 2018.

2 – Requerer passaporte


Estamos agora na segunda etapa, que é solicitar o passaporte no site da Polícia Federal.

Depois de conferir se possui todos os documentos, você precisa apenas acessar o site da PF e clicar em requerer passaporte. Nesse momento vai aparecer uma tela com um formulário online: basta preenchê-lo com seus dados pessoais como nome, data de nascimento, nome dos pais, cidade em que nasceu e etc.

Após preencher todos os campos, não deixe de conferir se todas as informações estão corretas e certifique-se de que não há erros de digitação antes de ir para a próxima tela.

Ao final desse processo será gerado um boleto, que é a Guia de Recolhimento da União (GRU). Salve esse documento, pois você vai precisar dele!

3. Pagar a Guia de Recolhimento da União

Lembra que falamos para você guardar a guia? Então, ela é nossa terceira etapa! A Guia de Recolhimento da União pode ser paga pela internet, em um caixa eletrônico ou até na boca do caixa. Agora é só esperar entre 24 e 72 horas para seguir para a próxima etapa.

4. Agendar o atendimento

Depois que o pagamento da GRU for compensado, você precisa ir novamente até o site da PF e clicar em Agendar Atendimento. Nesse momento você vai colocar a cidade e o estado onde deseja ser atendido e surgirá na tela uma lista com os postos da PF na sua região.

Em seguida aparecerá um calendário com data e hora ainda disponíveis para atendimento. É só escolher a data e horário e pronto! Atendimento agendado!

Aqui vale uma dica: se você mora em uma região em que há mais de um posto de atendimento, verifique as datas disponíveis em todos eles. Eu, por exemplo, moro em Campinas e olhei tanto o posto da Polícia Federal aqui na minha cidade, quanto em São Paulo e Guarulhos.

Resultado: em Guarulhos tinha horário para a semana seguinte, enquanto o de Campinas havia apenas para o próximo mês! Ah! Não esqueça de imprimir o comprovante de agendamento, pois você precisará dele no dia do atendimento.

5. Atendimento presencial no posto da Polícia Federal

Nessa etapa você vai se deslocar até o posto da Polícia Federal que escolheu lá no agendamento. Também vai levar todos os documentos necessários, o passaporte antigo (se você tiver um) e vá preparado para tirar a foto para o seu passaporte!

6. Consultar andamento

Na sexta etapa você vai consultar o andamento do seu passaporte. Para isso é só entrar no site da PF e clicar em Consultar Andamento e ficar de olho na previsão da data de entrega do documento.

7. Retirar passaporte

Retornar, na data marcada, ao Posto da Polícia Federal que você fez a primeira parte do processo de solicitação do Passaporte. E pronto, você sairá com o seu passaporte novo em mãos. Agora você poderá dar entrada no processo de visto ao país em que irá viajar e boa viagem!

Perguntas frequentes quanto ao processo para retirar um novo passaporte:

Segue abaixo as instruções do site da Polícia Federal.


Preço do Passaporte:


O passaporte comum brasileiro padrão ICAO, cor azul, é emitido em todo território nacional. Atualmente a taxa para cobrada para a sua confecção é de R$ 257,25.

Obs: O titular do passaporte comum antigo, verde ou azul, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento constante na caderneta.

    © 2020 por Mundafora. Criado orgulhosamente com Wix.com